Neurologia é a especialidade médica que diagnostica e trata distúrbios e doenças do sistema nervoso, ocupando-se de uma variedade de casos, que vão desde os mais frequentes até os mais raros.
Abrange as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, parassimpático e simpático incluindo também os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.
Principais doenças abordadas pela especialidade:
- Doenças cerebrovasculares (AVC)
- Aneurismas
- Demências, como o Alzheimer
- Epilepsias
- Desordem do movimento, como a doença de Parkinson
- Transtorno do sono
O maior e mais comum fator que leva pacientes a buscar um neurologista são as dores de cabeça. Outros sintomas também devem chamar a atenção, como:
- Tonturas
- Crises convulsivas
- Perda de força
- Perda de memória
- Alterações na fala e comportamento
- Distúrbios do sono
- Desmaios
Quais exames o médico neurologista pode solicitar
Após uma análise do histórico pessoal e familiar do paciente, o neurologista geral poderá realizar um exame neurológico detalhado.
Após o exame completo, poderá ainda ser solicitado uma bateria de exames complementares. Entre os exames comumente solicitados e realizados para verificar o estado do sistema nervoso, podem ser mencionados o eletroencefalograma, a eletroneuromiografia, a avaliação neuropsicológica, a tomografia computadorizada da cabeça, a ressonância magnética e a punção lombar.
A maior parte dos exames são não invasivos e indolores. Em caso de exames mais invasivos, o neurologista explica detalhadamente a necessidade do exame, como será a procedimento e quais os seguintes passos depois de receber o resultado do exame. Dependendo do resultado, os tratamentos poderão ser feitos em acompanhamento com o próprio médico, em caso cirúrgico, o paciente será encaminhado para um neurocirurgião.